É crescente a busca por apartamentos e condomínios que aceitem e tenham um espaço dedicado aos pets. Isso vem se tornando uma tendência, junto ao mercado imobiliário, pois, os animais são, hoje, parte da família, fazendo com que a busca por espaços que aceitem os animais sejam reivindicadas pelos moradores.
Em uma pesquisa divulgada no final de 2021, pela Comissão de Animais de Companhia (Comac) do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) constatou que 24% dos tutores de cães respeitam o animal como filho; para gatos, essa porcentagem chega a 27%.
Casais sem filhos, famílias com filhos pequenos e filhos pequenos/adolescentes, lideram os perfis de quem tem gato e/ou cachorro, representando mais de 20% das pessoas dos Grupos, com um animal.
Para a ciência, isso se tornou um fenômeno de estudo, sendo nomeado como: família multiespécie. É por essa razão, que muitas famílias tem buscado por apartamentos e condomínios com espaços para seus animais de estimação, chamado de pet place ou pet play, esse ambiente é fundamental para o bem-estar e para a saúde dos bichinhos.
Por que é importante existir um pet place em condomínios?
Primeiramente, esse espaço dedicado aos animais de estimação são necessários para que eles possam ter seus momentos de lazer. Isso porque, principalmente, os cães, são animais que necessitam de espaço para aliviar o estresse e o tédio, pois são, na maioria das vezes, animais sociáveis, e precisam destes momentos para estimular e oxigenação do cérebro e estímulo mental.
Além disso, levar os cães para se movimentarem diariamente, além de estimulá-los também ajuda a prevenir diversas doenças como: obesidade, ansiedade, doenças cardiovasculares, entre outros problemas de saúde.
Estar perto de outros pets também ajuda o cão a entender os limites e a ter um temperamento mais controlado, o que pode ajudar a reduzir a agressividade em relação a outros cães. O ideal é que os cães já estejam acostumados a passear e socializar desde filhotes, mas se não for o caso, é necessário avaliar se o contato com outros animais os estressa mais ou se passear em determinados horários é a melhor alternativa.
O passeio com eles no próprio condomínio pode ser seguro tanto para o animal, quanto para o tutor, evitando o risco de acidentes, fuga ou até mesmo assaltos. Porém, para que este momento se torne totalmente seguro e tranquilo, é importante ficar atento a algumas situações, como, por exemplo:
- Se o animal for muito inseguro ou muito bravo, prefira mantê-lo sempre na coleira, evitando o contato com os demais animais no local.
- Caso você tire o animal da coleira, mantenha-o sempre sob a sua vista.
- Leve sempre com você, um kit de higiene para limpeza das fezes do seu pet, colaborando para uma boa convivência e bem-estar de todos.
- Zele sempre pela higiene e saúde do seu pet, evite sair com ele caso encontre carrapatos ou esteja com algum tipo de virose, evitando assim, a contaminação de outros pets vizinhos.
Para os felinos, a necessidade de passeio é menor, tornando as idas ao pet place menos recorrentes, porém, é necessário, pois apesar de os gatos serem animais menos sociáveis e se estressarem muito com a movimentação e alvoroço de outros animais, eles também precisam ter algum momento de lazer. Por isso, prefira sair com o seu gato sempre na coleira e de preferência, em horários menos movimentados.
Você já conhece os empreendimentos do Grupo CMP? Clique aqui para conhecer o Residencial Torres, um empreendimento que vai surpreender você!